CANTICO DE ZACHARIAS.

Bemdito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e fez a Redempção do seu Povo.

E erigio na casa do seu Servo David um poderoso Mediador para a nossa salvação.

Segundo o havia promettido nos Seculos passados pela boca dos seus Santos Profetas.

Que nos salvaria dos nossos Inimigos, e do Poder de todos os nossos adversarios.

Para usar de misericordia com os nossos Paes, e se lembrar de seu Santo Testamento;

E para cumprir o Juramento, que fizera a nosso Pae Abrahão, de que Elle nos daria o seu filho;

Para que livres do poder dos nossos inimigos, o sirvamos sem temor.

Em santidade e justiça na sua presença em todos os nossos dias.

E tu, o Menino, serás chamado Profeta do Altissimo; por que irás diante da face do Senhor a preparar os seus caminhos.

Para dar ao seu Povo a sciencia da salvação em a remissão dos seus peccados.

Pelas entranhas de Misericordia do nosso Deus, com que nos visitou, vindo do alto Céo.

Para illuminar aos que estão sentados nas trevas e sombras da morte, e dirigir os nossos pés para o caminho da eterna paz.

Gloria ao Padre, etc.

Este grande SacramentoHumildemente adoremos:Da antiga Lei as figurasCedão ao Novo Mysterio:Á fraqueza dos sentidosSirva a fé de supplemento.Ao Pae, ao Filho igualmenteLouvores mil tributemos:Seus altos dons inefaveisPor justo tributo honremos:Ao que de ambos procedeOs mesmos louvores demos.Amen.

No tempo Paschal, e por toda a oitava do Corpo de Deus

: Alleluia.

Ó Senhor meu Jesu Christo, eu vos adoro suspendido nessa Cruz, supportando a coroa de espinhos em vossa Sacrosanta Cabeça: eu vos rogo que essa nobilissima Cruz seja o escudo, que me livre dos ministros de vossa justiça. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, eu vos adoro nessa Cruz ferido e chagado, onde vos derão a beber fel e vinagre sobre a maior amargura de meus peccados: eu vos rogo que essas vossas preciosas Chagas sejão o remedio, e cura de minha alma. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, por aquella amarga dor, que por mim miseravel peccador soffrestes na Cruz principalmente naquella hora quando vossa Alma nobilissima sahio de vosso bemdito Corpo: eu vos rogo que tenhais misericordia de minha alma, quando sahir deste carcere mortal, e a leveis a lograr a eterna vida. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, eu vos adoro collocado no Sepulcro, ungido com myrrha, e balsamos cheirosos: eu vos rogo que vossa preciosa morte seja minha ditosa vida. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, eu vos adoro descendo ao Limbo para livrar as almas, que nelle estavão esperando vossa suspirada vinda: eu vos rogo, que não permittais que minha alma entre naquellas infernaes prisões e escuros carceres. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, eu vos adoro resuscitado de entre os mortos, subindo ao Céo, e assentado à mão direita de vosso eterno Pae: eu vos rogo que me façais merecedor de vos seguir a essa gloria, e ser apresentado a vosso alegre acatamento. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, Pastor benigno, conservai os justos em graça, justificai os peccadores, e compadecei-vos de todos os Fieis; e favorecei amoroso a este grande peccador. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, eu vos adoro vindo a juizo, chamando os Justos ao Paraiso e condemnando aos peccadores: eu vos rogo que vossa dolorosa Paixão nos livre daquellas penas, e por ella nos levai á eterna vida. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó amantissimo Pae, eu vos offereço a innocente Morte do vosso precioso Filho, e o amor de seu Divino Coração, por toda a culpa e pena, que eu miseravel peccador, e o mais depravado de todos os peccadores, por minhas culpas mereci, por todos os meus conjunctos e amigos, vivos e fallecidos; eu vos rogo que tenhais misericordia de nós. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Ó Senhor meu Jesu Christo, que admiravelmente revelaste o Mysterio de vossa Santissima Paixão ao vosso Bemaventurado Servo S. Gregorio; peço-vos que a este miseravel peccador concedais alcançar perfeitamente aquella remissão de peccados, que o mesmo vosso Veneravel Pontifice com abundante auctoridade Apostolica liberalmente concedeo a todos os que verdadeiramente se arrependessem e meditassem o progresso da vossa Paixão. Que viveis e reinais por todos os seculos dos seculos Amen.

Estas Orações de S. Gregorio, e de Padre nossos, e Ave Marias, que tenho rezado, offereço aos sagrados merecimentos da Paixão e morte de meu Senhor Jesu Christo, a quem peço mas receba em desconto, e satisfação das minhas culpas, e peccados, confirmando o que S. Gregorio, e outros Pontifices tem concedido a quem as rezar diante da Imagem do mesmo Senhor; e de tudo quanto ganho, é minha vontade que Deus nosso Senhor applique o que for servido para tirar do Purgatorio a alma que fôr mais da minha obrigação, e de seu santo serviço, honra, e gloria. Amen.

Senhor Deus, que nos deixastes os signaes da vossa Paixão no Santo Sudario, em o qual foi envolto vosso Corpo Santissimo quando por José foi descido da Cruz; concedei-me piedoso Senhor, que por vossa morte, e sepultura sejamos levados á Gloria da Ressurreição, em que viveis e reinas com Deus Padre em unidade do Espirito Santo, por todos os seculos dos seculos. Amen.

Deus vos salve, Fieis Almas Christãs e vos de descanço aquelle que é verdadeiro Filho de Deus, o qual nasceo da Immaculada Virgem Santa Maria, para nossa salvação, e de todo o mundo, e vos remio com seu preciosissimo Sangue: Elle nos livre e ressuscite em o dia Santo da Resureição, e Juizo final, fazendo-nos da Companhia dos seus Santos Anjos para sempre jamais. Amen.

Padre nosso, Ave Maria

.

Padre Eterno, Soberano Deus, mandai os vossos Anjos a tirar esta alma do Purgatorio, por quem é minha intenção rogar-vos, e vos peço que a apresenteis em vossa Gloria: e vos rogo, Senhor, que a parte, que lhe faltar para satisfazer suas culpas, lha perdoeis, pelas Indulgencias que a estas Orações nos estão concedidas aos merecimentos da Paixão de vosso Filho, meu Redemptor Jesu Christo, e vos rogo, meu Creador misericordioso, não sejais rigoroso no Juizo, e não nos deixeis cahir em tentação, livrando-nos de todo o mal. Amen.

Gloria Patri, etc.

Senhor Deus, que nos deixastes os signaes de vossa Paixão, etc. pag. 347.[

5

]

Padre nosso, Ave Maria, Gloria Patri, etc.

Lembrai-vos Senhor, das almas de meus paes, irmãos, parentes, e amigos, geralmente de todas as almas dos defunctos fieis, que por ellas faço esta commemoração, e de todos os Christãos, que sendo Catholicos, morrêrão confessando nossa Santa Fé, que estão padecendo por suas culpas occasionadas de fragilidade humana, sejão-lhes saude eterna os merecimentos de vosso precioso Filho, que por elles padeceo, gozem refrigerio de seu precioso Sangue e da agua, que caîo de seu Lado, para que consolados gozem vossa perpetua luz, e em acção de graças louvem todos os Justos, que estão gloriosos em vosso Reino. Amen.

Padre nosso, Ave Maria, Gloria Patri, etc.

Senhor Deus, que nos deixastes os signaes de vossa Paixão, etc. pag. 347.[

5

]

Padre Eterno, por Jesu Christo vosso Filho precioso, e pelo amor, com que se fez homem para padecer por elles, e pelos merecimentos de sua Santissima Paixão e morte, e pela immensa dor, com que padeceo, e derramou seu precioso sangue por todo o genero humano, vos peço e rogo tireis das penas do Purgatorio as almas de minha obrigação, e de meus Confessores, que me ajudárão com bons conselhos, e de meus amigos, que me fizerão bem, e inimigos, que me fizerão mal, aos quaes eu perdôo; Senhor, porque a mim me perdoaes, e vos peço gozem da vida eterna para honra e gloria vossa. Amen.

Padre nosso, Ave Maria, Gloria Patri, etc.

Senhor Deus, que nos deixastes os signaes da vossa Paixão, etc. pag. 347.[

5

]

Jesus da minha alma, Filho verdadeiro do Eterno Pae, Jesus Salvador do mundo, Filho verdadeiro da Virgem Maria, meu querido Jesus, unico remedio de todos os peccadores, pois com o preço de vosso Sangue e merecimentos da vossa Paixão, e Morte nos ganhastes a vida eterna, para vos gozar em a gloria. Rogo-vos, bom Jesus, pela amargura, que na Santa Arvore da Cruz padecestes por mim e por todos os peccadores maiormente naquella hora, em que a vossa Alma sahio do vosso santissimo e lastimoso Corpo, vos rogo, meu doce Jesus, tenhais misericordia da minha, quando desta vida sahir, peza-me, Senhor, de vos ter offendido: em vossas mãos encommendo a minha alma, como Creador, Redemptor, e Glorificador meu.

Padre nosso, Ave Maria, Gloria Patri etc.

Senhor Deus, que nos deixastes os signaes da vossa Paixão, etc. pag. 347.[

5

]

Peço-vos, Senhor, que no Juiso, que fizerdes com as almas dos vossos servos já defunctos, os julgaeis com misericordia; e que as penas, que merecerem por suas culpas, sejão perdoadas por vossos merecimentos, e em particular as almas que vos encommendo nestas Orações, por quem é minha intenção fazer estes exercicios, e supplicas, por Jesu Christo nosso Senhor, que comvosco vive e reina por todos os seculos dos seculos. Amen.

Senhor meu Jesu Christo, Creador e Redemptor meu, unico remedio das almas do Purgatorio; pois o vosso amor vos obrigou a dar a vida por nos remir para que gozassemos de essa Gloria, humildemente vos offereço estas orações e supplicas, que estão enriquecidas com tão grandes Indulgencias do Thesouro da Igreja, applicadas, e unidas com vossos merecimentos por modo de suffragio, para que tenhais por bem de tirar do Purgatorio as almas de N. N., e é minha vontade offerecêl-o tantas vezes, quantas bastem para vos satisfazer, até ficarem livres do Purgatorio; e se o não hoverem mister, offereço por aquellas, que ali estiverem, que forem de mais honra e gloria de vossa Divina Magestade e mais minha obrigação: e já que por seus peccados justamente estão affligidas, sejão por vossa misericordia perdoadas; e pois vale mais o vosso precioso Sangue, que suas culpas, possão mais vossos merecimentos, que suas penas; e a vós sacratissima Mãe de Deus vos peço, como Mãe advogada, e esperança nossa, intercedais por estas almas, e façais que se logre vossa intercessão, para honra e gloria vossa, e a vós, bemditas almas, vos encommendo rogueis a Deus me dê perseverança neste exercicio. Amen.

Ó Immaculada, Santissima, e Purissima Senhora, Mãe de Misericordia, Mãe da graça, esperança e refugio de todos os afflictos, por tudo quanto representar-vos posso, e mais vos póde obrigar, vos supplico, e rogo pelo nosso Summo Pontifice, e mais prelados da Igreja, pela paz entre os Principes Christãos, exaltação da Santa Fé Catholica, e extirpação das Heresias, conversão dos infieis, e de todos aquelles, que combatidos pelo espirito da incredulidade hesitão ou duvidão dos vossos poderes, e maravilhas; attrahi, Senhora, a todos para que venhão rendidos entoar vossos louvores.

Ponde, ó amantissima Mãe, os olhos de vossa Piedade em o Nosso Amado Rei, que tanto se desvela pelo bem geral desta Nação, e igualmente vos supplico por toda a Real Familia. Destruí, ó Mãe poderosa, qualquer principio de erro que entre nós possa haver, para que todos os Portuguezes á imitação de nossos Maiores, sejão os baluartes da Fé Catholica, seus defensores, e propugnadores. Verifique-se, Senhora, sempre em nós a palavra, que o vosso Bemdito Filho disse ao nosso primeiro Rei: que lhe seria este Povo sempre Fiel, puro na Fé, e amado pela sua piedade.

Eu aqui venho, Senhora, com fé, reverencia, e humildade quanto cabe nas minhas limitadas forças, render-vos cultos de affectuosa devoção; dignai-vos pois de aceitar a minha boa vontade, e a de todos os que com tanta efficacia vos procurão neste Templo, que é um Santuario de maravilhas e prodigios vossos desde os principios deste Reino; pois aqui apparecestes muitas vezes ao glorioso Santo Antonio animando-o ao progresso das suas virtudes; depois neste mesmo Templo mostrastes a vossa prodigiosa Grandeza, na Imagem que do porto de Betancourt foi conduzida a esta capital por Martim Affonso de Sousa, o qual collocando-a na Parochia de S. Paulo, vós mostrastes prodigiosamente que elegestes esta Igreja para a vossa permanencia, desapparecendo naquella, e vindo para este Altar, onde até ao presente sois venerada, e onde tendes feito immensos beneficios a todos os que com devota fé vos tem invocado. Aqui, mostrando que sois Mãe de infinita Piedade e Misericordia, quizestes que no claustro desta Sé uma confraria de homens bons desse principio á Irmandade da Misericordia, cujos exercicios todos são de Caridade, fazendo que se diffundisse daqui este bem a todo o Reino, estabelecendo-se em todo elle Confrarias do mesmo Instituto por ordem do Senhor Rei D. Manoel. Emfim, Senhora, no seculo presente mostrastes, que as vossas delicias erão estar comnosco, e neste vosso prodigioso tabernaculo, fazendo com que pomposamente aqui vos trasladassem desde a pequena gruta de Carnaxide, onde entre maravilhas fostes apparecida; viestes, Senhora para serdes tambem aqui as nossas delicias, o nosso refugio, o nosso amparo, e o remedio promptissimo de todos os nossos males e enfermidades no feliz despacho de todas as nossas petições; por tanto vos rogo, ó Mãe Purissima, vos digneis consolar a quem vos invoca, remediando como podeis e sabeis todas as minhas necessidades, não me negueis o vosso amor; porque depois de Deus, em vós tenho posto toda a minha confiança, como em unica esperança de minha Salvação, e remedio: concedei-me este favor, e com elle tambem o que particularmente vos peço nesta visita (

ou novena se a fizer, e póde aqui expôr a sua súpplica particular

) concedei-me um ardentissimo amor vosso, um fervorozo zelo da vossa honra e gloria, uma viva fé, esperança firme, e caridade perfeita, que na hora da minha morte vos digneis de me assistir e confortar, alcançando-me a graça final para que pelos vossos merecimentos e intercessão poderosa, e pelo mysterio da vossa Purissima Conceição mereça ir ver-vos e gozar a vossa companhia no Céo á vista de vosso Santissimo Filho que com o Padre, e Espirito santo vive e reina por todos os seculos dos seculos. Amen.

[Figura: N. S. da Rocha]

Poderá o devoto continuar as suas deprecações á Senhora com as cinco Orações seguintes em Louvor do Santissimo Nome de Maria iniciadas pelas suas cinco Letras

.

Mãe Soberana!... doce Amor!A minha alma enternecidaVos canta gloria e louvorPor serdes apparecidaCom tanta graça e primor,Quando a Fé amortecidaCorria o risco maiorVendo-se quasi extinguida:Louvada sejais, Senhora.Em a vossa Conceição,Pois sois Mãe e ProtectoraDa Portugueza Nação.Ave Maria.

A vós Virgem sempre pura,Senhora da Conceição,A minha alma com ternura,E sincera devoçãoNeste Templo vos procura,Para ter consolaçãoDe que vós, Mãe da doçura,Despacheis a Petição,Que humilde aqui rendidaVos vem supplicar, e imploraA vós, Mãe apparecida,De todo o mal a melhora.Ave Maria.

Rainha e Mãe amorosa.Que no vosso Altar estaisOuvindo tão carinhosaOs tristes miseros mortaes,Ouvi, ó Mãe piedosa,Meus rogos, e tristes ais:livrai-me, ó Mãe portentosa,De molestias tão fataes,Pois minha Alma agradecida;Sempre a vossos pés prostrada,Vos será reconhecidaPela mercê alcançada.Ave Maria.

Immaculada Senhora,Pela vossa ConceiçãoOuvi a quem vos imploraCom vozes do coração,Valei-me, ó Divina Aurora,Nesta triste afflicçãoEm que minha alma labora,Sem ter outra protecção:Mostrai que sois Mãe amante,Os meus rogos attendei,E eu humilde supplicanteMil louvores vos darei.Ave Maria.

Augustissima Soberana,Virgem pura e Immaculada,Mãe Divina e Mãe humana,Em graça sempre exaltada,Se a Nação LuzitanaPor vós é patrocinada,Desta molestia tyranna,Que me traz attenuada!Livrai-me ó doce MariaLivrai-me excelsa Senhora,Hymnos de nova harmoniaCantarei em toda a hora.Ave Maria.

Rezará agora a Salve Rainha, e querendo o devoto, ou devota rezal-a, em maior extensão de metro, lha propomos na seguinte versificação

:

Salve, ó doce-amparoDos tristes mortaes,Virgem sempre pura,Bemdita sejais.Salve RainhaQue Mãe vos chamaisDe Misericordia,Bemdita sejais.Sois vida e doçuraDos filhos que amais,Esperança nossa,Bemdita sejais.Salve, a vós bradamos,Ouvi nossos ais,Que a vós se dirigem,Bemdita sejais.Lembrai-vos de nós,Pois em perigos taesSomosdegradados,Bemdita sejais.OsFilhos de Eva,Os afflictos mortaesPor vós suspiramos,Bemdita sejais.Gemendo e chorandoVós nos consolais.Em nosso desterro,Bemdita sejais.N'este valle de lagrimas,De penas fataes,Sempre vos cantamos,Bemdita sejais.Mas lá nessa gloriaAonde nos chamais,Alegres diremos,Bemdita sejais.Eia, ó Mae Benigna,Que nos illustrais,Por tudo Senhora,Bemdita sejais.Advogada nossa,Tanto vos dignaisDe rogar por todos,Bemdita sejais.Esses vossos olhos,Que não tem iguaes,Ponde em nós Senhora,Bemdita sejais.Misericordiosos,Como costumais,A nós os volvei,Bemdita sejais.E depoîsde acabarFadigas penaesDe nosso desterro,Bemdita sejais.Nos mostrais a JesusNa gloria onde estais,Para sempre o louvar,Bemdita sejais.OBemdito FructoQue nos o offertaisPara o possuirmos,Bemdita sejais.Mostrai-nos os donsQue vós nos guardaes,Bensdo vosso ventre,Bemdita sejais.Que nunca os percamosNão o permittais,Ó VirgemClemente,Bemdita sejais.Ó Mãepiedosa,Que nos obrigais,ÓdoceMaria,Bemdita sejais.Sempre, Virgem bella,Louvores geraesVos dêm Céos e terra,Bemdita sejais.Bemdita e Bemdita,Mil vezes e maisÓVirgem Maria,Bemdita sejais.Rogaivós pornós,Não vos esqueçais,Santa Mae de Deos,Bemdita sejais.Para sermos dignos,Em instantes finaes,De cantarmos sempre,Bemdita sejais._Das promessas de Christo,Vós nos segurais,Soberana Rainha,Bemdita sejais.Assim seja sempre,Sempre e muito mais,Amen Jesus,Bemdita sejais.

Ó amabilissima Senhora, Mãe de Deus e Mãe nossa, nós vos offerecemos estas orações em obsequio da vossa Conceição Purissima, em honra e gloria do vosso Santissimo Nome, e da singular Corôa de vossa Pureza Immaculada; e vos pedimos que em virtude, da mesma Corôa, que é a das vossas virtudes e excellencias nos alcanceis do vosso Santissimo Filho a graça e favor, que vos pedimos, e mereçamos por vossa intercessão e piedade alcançar a Corôa da eterna Gloria. Amen.

Senhor tende compaixão de nósJesus Christo tende compaixão de nósSenhor tende compaixão de nósSanta Maria (Rogai por este ó por esta)Todos os Santos Anjos e ArchanjosSanto Abel,Todo o Choro dos JustosSanto AbrahamS. João BaptistaS. José      (Rogai por este ó por esta)Todos os Santos Patriarchas e Prophetas,S. Pedro.S. Paulo.S.^{to} André.S. João.Todos os Santos Apostolos e Envangelistas.Todos os Santos discipulos do Senhor.Todos os Santos Innocentes.Santo Estevão.S. Lourenço.Todos os Santos Martyres.S. Silvestre.S. Agostinho.Todos os Santos Pontifices e Confessores.S. Bento.S. Domingos.S. Francisco.Todos os Santos Monges e Eremitas.S.^{ta} Maria MagdalenaS.^{ta} LuciaTodas as Santas Virgens e ViuvasTodos os Santos e Santas de DeusSede propicio      Perdoai-lhe Senhor.Sede propicio      Livrai-o ou livrai-a Senhor.Da tua ira.Do perigo da morte.Da má morte.Das penas do inferno.De todo o mal.Do poder do diabo.Pelo vosso nascimento.Pela vossa cruz e Paixão.Pela vossa gloriosa ressurreiçãoPela vossa admiravel AscensãoPela graça do espirito Santo Paracliio.No dia de Juizo.Peccadores--Ouvi nossas supplicas.Que lhe perdoeis--Vos pedimos SenhorSenhor tende compaixão de nósJesus Christo tende compaixão de nós.Senhor tende compaixão de nós

A seguinte oração se põe em Portuguez para maior consolação dos que não sabem Latim, e para que a possa rezar qualquer pessoa

.

Alma Christã, parte deste mundo em nome de Deus Padre [Símbolo: óbelo] Todo poderoso que te creou; em nome de Jesu Christo, [Símbolo: óbelo] Filho de Deus vivo, que por ti padeceo; em nome do Espirito Santo, [Símbolo: óbelo] que copiosamente se te communicou. Aparta-te, e sahe deste corpo mortal com o favor, e amparo dos Santos Anjos, e Archanjos, dos Thronos, e Dominações, dos Querubins, e Serafins; dos Patriarcas, e Profetas; dos Santos Apostolos, e Evangelistas; dos Santos Martyres, Confessores, Monges, Religiosos, e Eremitas; das Santas Virgens, e Esposas de Jesu Christo, e de todos os Santos, e Santas de Deus: hoje seja teu lugar em paz, e tua habitação na Cidade de Sião. Pelo mesmo Jesu Christo nosso Senhor Amen.

Na primeira Estação se deve fazer hum Acto de Contrição, que he o seguinte

:

Meu Deus, e Senhor Jesu Christo, peza-me de todo o meu coração de vos ter offendido, por serdes vós quem sois; mas ajudado da vossa graça, firmemente proponho de não tornar mais a peccar: espero me pordoeis pelo vosso Sangue, pela vossa Paixão, e Morte de Cruz. Amen.

Deve cada hum fazer logo tenção de ganhar as Indulgencias, que são concedidas, offerecendo tudo, como he costume, conforme a capacidade de cada hum

.

Soberano Deus, e Senhor, offereço á vossa Divina Magestade, em união dos merecimentos da vossa Vida, e Paixão, tudo o que neste santo exercicio fizer, meditar, e rezar, applicando as Indulgencias, que faço tenção de ganhar, pelas bemditas Almas do Purgatorio, especialmente pelas que sou obrigado de justiça, e caridade, não faltando a mim, e ás minhas maiores obrigações; e vos rogo pelo vosso Vigario na terra, o Summo Pontifice, estado da Santa Madre Igreja, conversão dos infieis, paz entre os Principes Christãos, e por tudo quanto for vossa vontade, e quizerão os vossos Vigarios, que eu vos pedisse. Amen.


Back to IndexNext