VI.

Eu vos adoro, verdadeiro Rei, e Senhor do meu coração, e vos reconheço universal Rei de todos os seculos: eu vos offereço em satisfação das iras commettidas na vossa Divina presença, o zelo de todos os Thronos, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, vigilante Pastor, e vos reconheço infinitamente bom e agradavel: eu vos offereço, em satisfação das ignorancias culpaveis, que são causa de vos offendermos todos os dias, os sublimes conhecimentos dos Querubins, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, meu amado, e meu unico Esposo, eu vos reconheço, inviolavelmente fiel: eu vos offereço, em satisfação de todas as tibiezas, e frouxidões, na vossa Divina presença commettidas, o fervor de todos os Serafins, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro na Sagrada Hostia, meu amigo cordialissimo, e sincero, e a vós unicamente reconheço immortal, e immutavel: eu vos offereço, em satisfação das desesperações, diante de vós commettidas, a esperança de todos os Santos Patriarchas, com os quaes espero eternamente cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, meu amabilissimo Pae, e vos reconheço principio de todo o meu ser: eu vos offereço, em satisfação dos erros contra vós concebidos, á Fé de todos os Apostolos, com os quaes espero eternamente cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, meu amabilissimo, e rectissimo Juiz, e vos reconheço infinitamente misericordioso: eu vos offereço, em satisfação das duvidas, que se tem concebido sobre vossa Real presença no Santissimo Sacramento, a firmeza dos Evangelistas com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, caritativo Pastor de minha alma, e vos reconheço infinitamente sabio: eu vos offereço, em satisfação das vinganças concebidas na vossa presença, a paciencia dos Martyres, com os quaes espero eternamente dizir, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, favoravel Advogado, e vos reconheço summamente poderoso: eu vos offereço em reparação das negligencias, na vossa presença commettidas, o cuidado das Almas, que tem tido os Santos Pontifices, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, Hostia Sagrada, e vos reconheço como fonte das graças, e benções, que manão para nossas almas: eu vos offereço em reparação de todos os latrocinios, que se tem commettido na vossa Divina presença, as esmolas, que tem dado todos os Santos Prelados, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, meu sabio, e incomparavel Mestre, e vos reconheço infinitamente bom, e sciente: eu vos offereço, em satisfação de todos os escandalos commettidos na vossa presença, o zelo de todos os Prégadores santos, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, verdadeiro Author, e conservador da minha vida, e vos reconheço eternamente glorioso: eu vos offereço, em reparação dos sacrilegios commettidos na vossa Divina presença, a devoção de todos os Santos Confessores, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, verdadeiro Pão Eucharistico, e vos reconheço mais suave, que todas as doçuras da terra; eu vos offereço, em satisfação dos juramentos feitos na vossa presença, as palavras santas, que tem proferido em vossa honra os Santos Doutores da Igreja, com os quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, Alimento Celeste, e Divino e vos reconheço mais delicioso, que todos os náctares do mundo: eu vos offereço em satisfação dos excessos diante de vós commettidos, a sobriedade dos santos Anacoretas, com os quaes espero eternamente dizer e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, Divina Hostia de meu peito, e vos reconheço por magnifico Bemfeitor de todos os homens: eu vos offereço, em reparação de todos os escarneos, que se tem feito dos vossos Sacerdotes, as homenagens que vos rendem os santos Religiosos, com os quaes espero eternamente dizer e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, precioso e saudavel Antidoto, e vos reconheço infinitamente poderoso para tirar os peccados do mundo: eu vos offereço, em satisfação de todas as distracções, que se tem commettido na vossa presença, os extasis, e elevação de todos os santos Eremitas, com os quaes espero iternamente dizer, e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, Sacratissimo, e Eterno Presbytero, e vos reconheço digno de todos os obsequios dos homens; eu vos offereço em reparação de todas as injurias feitas ás vossas Virgens, o amor das santas Virgens, com as quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, incomparavel Sacrificador, e Sacrificio, e vos reconheço mais incomparavelmente digno de respeito que todos os sacrificadores, que vos tem precedido: eu vos offereço, em satisfação das indecentes acções, executadas no tempo da Santa Missa, os tributos de amor e reverencia, que vos tem as santas Viuvas, com as quaes espero eternamente dizer, e cantar: Bemdito, e louvado, etc.

Eu vos adoro, fogo inextinguivel, e vos reconheço capaz de abrasarem vossas chammas os corações de todos os homens: eu vos offereço, em satisfação de todas as impurezas commettidas na vossa Divina presença, a pureza de todas as santas Mulheres, com as quaes espero eternamente dizer e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, meu Deus, e meu amado Redemptor, e vos reconheço por Salvador de todos os homens; eu vos offereço, em satisfação de todos os máos pensamentos, concebidos na vossa presença, a perpetua lembrança, e pensamentos continuos, que em vós tem os Bemaventurados, com os quaes espero eternamente dizer e cantar: Bemdito e louvado, etc.

Eu vos adoro, Divino Verbo, nessa Hostia escondido, e vos reconheço digno de ser somente o objecto do meu amor: eu vos offereço, em satisfação das ingratidões que se tem commettido na vossa presença, os agradecimentos que vos tributa a gloriosa sempre Virgem Maria, com a qual espero eternamente cantar: Bemdito e louvado, etc.

Depois das vinte e quatro Adorações, se podem dizer estas cinco Orações que se seguem

.

Bemdito e louvado seja o Santissimo Sacramento do Altar por todos os Anjos e por todos os homens, sem fim. Amen.

Gloria Patri, et Filio et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio, etc.

Adoro-vos, meu Senhor Jesus Christo, que no Horto fostes affligidissimo, e no Sacrosanto Sacramento ainda agora sois desprezado pelos homens ingratos: confesso, meu Deus, que só vós sois Senhor, só vós sois Santo, só vós sois Altissimo.

Amantissimo Redemptor meu Jesus Christo, que dissestes: Vinde a mim todos os que trabalhais e estais cançados, que vos esforçarei; aqui chegamos á vossa presença opprimidos com o peso de nossas culpas, e más inclinações; mas com grande dôr de vos haver offendido, e proposito de vos não aggravar mais. Fazei, Senhor o que promettestes, dando-nos, por virtude deste Sacramento Augusto, o esforço, alento e graça, com que vencendo-nos a nós mesmos nesta vida, alcancemos o premio na eterna.

Bemdito e louvado, etc. Gloria Patri, etc. Adoro-vos, etc.

Oh summo Sacerdote Christo Jesus, bom Pastor, que no altar da Cruz vos offerecestes em sacrificio, dando a vida por vossas ovelhas, e agora as alimentais com o vosso Sagrado Corpo, e Sangue: peço-vos, ó amantissimo Jesus, pelo amor de vossa Santissima Mãe, não permittais que ande errada, e como ovelha perdida, pelas maldades deste Mundo, mas com o Manjar deste Divino Sacramento nos sustentai em vossa graça, e no gremio da vossa Igreja. Amen.

Bemdito, etc. Gloria, etc. Adoro-vos, etc.

Oh Rei da Gloria, Christo Jesus, e meu Amor, que para repetidas vezes vos unirdes com as almas, instituistes esse Divino Sacramento, e celestial Convite, ao qual vimos pedindo pelas entranhas da Sagrada Virgem Maria, vossa, e nossa Mae, em as quaes celebrastes os primeiros desposorios, e união com a natureza humana, nos adorneis com a nupcial veste da vossa graça para que, recebendo-vos dignamente, se unão comvosco nossas Almas, e as façais dignas da eterna gloria. Amen.

Bemdito, etc. Gloria, etc. Adoro-vos, etc.

Esposo celestial, Jesu Christo, meu amor, que estando para partir deste mundo para o Eterno Pae, nos deixastes por prenda do vosso amor, e para alivio da vossa ausencia a este Santissimo Sacramento, por essa mesma infinita caridade vos pedimos graça para não admittir em nossos corações outro alivio, affeição, e amor n'este desterro, e penosa ausencia, senão este Divino penhor da vossa gloria, até que por sua virtude vamos gozar da sua vista na Bemaventurança. Amen.

Bemdito, etc. Gloria, etc. Adoro-vos, etc.

Dulcissimo Amor, Jesu Christo, que no Paraìso de vossa Igreja puzestes esta arvore de vida, este veneravel Sacramento, cujo fructo sois vós mesmo, para saude das enfermidades das almas. Aqui, Senhor, apresentamos as nossas, e vos fazemos patentes estes corações. Sarai o que está enfermo; confortai o que está debilitado; levantai o que está cahido; e abrasai-nos no fogo do vosso amor, para que, consumindo em nós tudo o que vos desagrada, mereçamos a união, que desejais ter comnosco neste Divino Sacramento. Amen.

Este grande SacramentoHumildemente adoremos:Da antiga Lei as figurasCedão ao Novo Mysterio:Á fraqueza dos sentidosSirva a fé de supplemento.Ao Pae, ao Filho igualmenteLouvores mil tributemos:Seus, altos dons ineffaveisPor justo tributo honremos:Ao que de ambos procedeOs mesmos louvores demos.

[/V.] Vós, Senhor, lhes concedestes o Pão Celestial.

[/R.] Que em si encerra toda a doçura.

Deus, que nos deixastes debaixo do Sacramento admiravel a memoria de vossa Paixão: nós vos pedimos que concedais, que nós veneremos os Sagrados Mysterios do vosso Corpo, e Sangue, de modo que sintamos sempre em nós o fructo da vossa Redempção: Vós que viveis, e reinais por todos os Seculos dos Seculos. Amen.

Uma Estação por todos os que exercitão esta santa Devoção

.

Eu vos rogo, amantissimo Esposo da Santa Igreja, que della vos lembreis. Assisti-lhe, Senhor, incessantemente, e a regei com o vosso espirito. Dai a seus Ministros o fervor santo; infundi em todos os Fieis a divina reverencia aos altissimos mysterios, que ella nos propõe, e ensina. Concedei-lhe, vos peço, aquella paz, que só vós podeis dar; e fazei, que tranquilla vos sirva com todos os seus filhos em perfeito amor, e caridade. Convertei, Senhor, os hereges, e pagãos, para que o número dos Fieis perpetuamente se multiplique. Lembrai-vos tambem, e tocai fortemente os corações de todos aquelles que tendo fé, e nome de Christãos, com suas obras desprezão, e deshonrão esta santa Fé, que professão. Em fim, amoroso Pae, e Pastor benigno, conservai aos justos em vossa graça, defendei-nos dos furiosos lobos, que nos cercão, e desejão tragar: e fazei que cada dia cresçamos todos em vosso amor, e agrado. Amen.

Senhor meu Jesu Christo Deus homem, e filho do Deus vivo, eu vos adoro, louvo, e bemdigo, glorifico, e engrandeço de todo o meu coração. Confesso, e creio com inteira, e firme fé, que estais neste Divino Sacramento, Deus e homem verdadeiro, encerrado por modo maravilhoso.

Adoro-vos, Omnipotente Deus todo poderoso, com aquella adoração de Latria, que se deve á vossa immensa Magestade.

Adoro-vos, Pão vivo, e soberano, que descestes do Ceo para dardes vida ao mundo.

Adoro-vos, veneravel Sacramento, que sois thesouro de todas as virtudes, e graças.

Adoro-vos, Sacrificio entre todos santissimo, que aplacais a Deus, e santificais as almas.

Adoro-vos com toda a minha alma, verdadeiro Corpo, e Sangue de meu Senhor Jesu Christo, nascido das purissimas Entranhas da Virgem Maria.

Adoro-vos, Cordeiro de Deus que tirais os peccados do mundo.

Adoro-vos, maravilhoso Sacramento de amor, que sois vida dos Espiritos, e novo manjar dos Anjos.

Adoro-vos, altissimo Mysterio da Fé Catholica.

Adoro-vos, Deus escondido, e Salvador do mundo.

Adoro-vos, Hostia santa, e Calis de Benção.

Adoro-vos, precioso preço da nossa Redempção.

Adoro-vos, Milagre estupendo sobre todos os milagres.

Adoro-vos, Divino Sacramento, que sois memorial, e compendio das obras do amor, e maravilhas de Deus.

Adoro-vos, Divino Viatico dos enfermos, que sois remedio immortal, e saudavel.

Adoro-vos, Jesus, resplandor da gloria do Pae.

Adoro-vos, Divino Verbo, Sabedoria eterna.

Adoro-vos, Legado precioso do Testamento de Christo.

Adoro-vos, suavissimo Banquete de Deus, no qual assistem os Anjos ministrando.

Adoro-vos, Divino Mantimento, pelo qual os filhos dos homens se fazem filhos de Deus.

Adoro-vos, Pão vivo, e sobresubstancial, por virtude do qual o Creador se une á creatura, e o homem mortal se transforma em Deus.

Adoro-vos, meu Deus, aqui para a fé encoberto, e lá no Ceo descoberto em clara visão aos Santos, e Anjos.

Adoro-vos, Fonte perenne de celestiaes deleites.

Adoro-vos, Refeição espiritual das almas castas, e devotas.

Adoro-vos, Sacramento de piedade e vinculo de amor entre Deus, e os homens.

Adoro-vos, sagrado Maná, que esforçais os corações, e alegrais os espiritos dos que vos comem.

Adoro-vos, Divino Sacramento, que sois vida de nossas almas, remedio de nossas chagas, e consolação de nossos trabalhos, a quem os Anjos do Ceo adorão.

Adoro-vos, Rei Eterno, que para mostrades as riquezas de vosso Imperio, fizestes este grande convite, ao qual chamais todos os subditos da vossa espiritual Monarquia. Ditosos os que se não escusão deste admiravel favor, e para vos receber trazem a devida disposição!

Oh incomparavel Bondade! Oh salutifero Manjar, pelo qual os filhos dos homens sobem á dignidade de filhos de Deus!

Oh Divino Pão, como és doce, e cheio de doçura!

Oh meu doce Jesus, e Senhor Sacramentado! Quem me dêra, amado meu o amor, e a pureza dos Serafins para alternar aqui com elles em vossa presença muitas vezes:

Santo, Santo, Santo

; e tambem

Santissimo, Santisssimo, Santissimo Sacramento da minha alma; Santissimo Sacramento do meu coração; e Santissimo Sacramento da minha vida

.

Santissimo, quando Sacrificio nos impetrais perdão dos peccados.

Santissimo, quando Sacramento, illustrais nossas almas com a Divina graça.

Santissimo, quando Esposo, unís os corações com o Divino Ser.

Santissimo, quando Viatico, acompanhais as almas ao sahir desta vida.

Santissimo quando Suffragio, alliviais as almas, ou as livrais do Purgatorio.

E Santissimo, quando Penhor da gloria metteis as almas pelas portas do Ceo, e as fazeis gozar da eterna Bemaventurança.

Adoro-vos, Divindade escondida, que debaixo desses accidentes, verdadeiramente estais occulta. O meu coração todo a vós se vos rende, porque contemplando-vos nesse mysterio, o meu entendimento desfallece; a vista, o tacto, o gosto em vós se engana; mas com a fé, que me entra pelos ouvidos, seguramente creio, que estais ahi. Creio tudo o que disse o Filho de Deus: não ha cousa mais certa, que o que elle affirma. Na Cruz estava sómente occulta a Divindade; mas neste Sacramento está tambem escondida a humanidade, e com tudo eu, crendo uma, e outra cousa, peço o que pedio o ladrão penitente. Ainda que não vejo as sagradas Chagas, como Thomé; sempre vos confesso por meu Deus, e meu Senhor. Fazei, Senhor, que eu sempre creia, e mais creia em vós; fazei que eu em vós espere; fazei que eu muito vos ame. Oh memorial da morte de meu Senhor! Pão vivo, que dá vida ao homem! Concedei-me, que minha alma, e meu entendimento sempre por vós viva; que sempre, e sobre tudo goste de tão suave sustento. Oh Pelicano piedoso, Jesus meu, Santissimo Sacramento, sarai minhas chagas com o vosso Sangue, do qual uma só gota póde lavar todo o mundo de todas as suas torpezas, e maldades. Meu Jesus, a quem agora vejo escondido, peço vos me concedais o que tanto desejo: e é que manifestando-me a vossa Divina face, me façais bemaventurado na vossa Gloria. Amen.

Meu Deus omnipotente, e meu Senhor soberano, apparecei já aos nossos olhos, porque nossas almas desejão com ancia a vossa presença. Oh Sol Divino, apparecei já, para que a desabrida terra do meu coração fertilize. Oh Amor Divino, sahi já Sacramentado a publico; empregai em nossos peitos as vossas settas, para que, docemente feridos, se vos rendão.

Oh Deus Soberano, que tão docemente cativais, e prendeis! Captivai a vosso amor os meus affectos, e prendei a vossos pés o meu amor, para que assista enternecidamente a vossa Magestade Divina. Senhor, já que vos dignais, que vos veja Sacramentado, haveis tambem soffrer que vos falle. Amante Soberano, e desejado Deus escondido, mas sempre amarosa delicia de minha alma, amor do meu coração, sêde muito bem apparecido, que ainda que não estejais visivelmente descoberto, ahi vos creio tão omnipotente, tão immenso, infinito, e incomprehensivel, que nem o discurso póde conhecer-vos bem, nem o entendimento esquadrinhar cabalmente. Porém, Senhor, reconheço que póde a minha vontade amar-vos, a minha alma assistir-vos minha attenção não perder-vos, e minha memoria meditar-vos. Oh Sol Divino! Desejo, e peço, que com vossa luz alumieis minhas trevas, com vossos raios firais meu coração, e com vosso amor deis calor ao regelo de meu peito, para que aqui vos assista com attenção, humildade, e reverente affecto. Oh Senhor meu, se soffreis esta miseravel creatura, quem não pasmara! Se attenderdes a esta indigna creatura, quem se não suspenderá! Oh settas suavissimas, traspassai-me! oh vista soberana, attendei-me, para remediar meu amor! dai-me graça para vos assistir; affectos, para que vos attenda; e lançai-me a vossa benção, para que tudo faça do vosso agrado, e para maior honra, e gloria vossa. Amen.

Dir-se-ha cinco vezes

: Bemdito e louvado seja o Santissimo Sacramento do altar etc.

Altissimo Senhor, e Deus meu eu vos offereço estes louvores em satisfação das blasfemias, e injurias com que sois offendido; da tibieza com que sois commungado; e da desattenção com que sois assistido, não só dos infieis, que vos não crêm, mas dos fieis, que vos adorão; e vos, peço, que de todos tenhais misericordia. Amen.

Far-se-hão cinco actos de Contricção, dizendo

:

Senhor, pequei; tende misericordia de mim, que me quero emendar, e vós sois infinitamente piedoso.

Meu Deus, offereço-vos estes Actos, em satisfação das muitas culpas, e obstinações dos peccadores. Peço-vos que tenhais de todos misericordia, particularmente dos filhos de vossa Igreja, e especialmente deste Reino, para que todos se emendem e vos sirvão. Amen.

Far-se-hão cinco Actos de Fé, dizendo

:

Creio, Senhor, tudo quanto cre, ensina, e tem de Fé a vossa Igreja; e assim o creio, como ella o manda; especialmente que estais verdadeiramente debaixo destes accidentes, como estais no Ceo.

Senhor, offereço-vos estes Actos, em satisfação da falta de Fê, com que sois offendido, não so dos Hereges, mas de muitos Catholicos, na desattenção com que vos tratão. A todos dai a vossa luz para que se reduzão a vós, e vos conheção e creião. Amen.

Far-se-hão cinco actos de Esperança, dizendo

:

Espero, meu Deus, em vós, que me haveis de salvar pelos vossos merecimentos, e a todos os Fieis pelo amor desse amor, com que vos sacramentastes.

Meu Amor, offereço-vos estes Actos, em satisfação da falta de esperança, que em vossa bondade infinita tem muitos homens, especialmente os filhos da vossa Igreja; pois para nós nesse Sacramento ficastes por penhor da eterna Bemaventurança. Amen.


Back to IndexNext