)[
3
]
Jesu Christo disse, que onde cada um tem o seu thesouro, ahi tem o seu coração. Eis ahi por que os Santos que não estimão nem amão outro thesouro mais que Jesu Christo, no SS. Sacramento tem todo o seu coração, e todo o seu affecto. Meu amabilissimo Senhor Sacramentado, que pelo amor, que me tendes, estais de dia, e de noite nesse Sacramento, inflammai o meu coração, para que não ame senão a vós, não cuide senão em vós, não busque, nem espere outro bem fóra de vós: fazei-o assim, ó meu Senhor, pelos merecimentos da vossa Paixão.
Ah, meu Salvador Sacramentado! E quanto são admiraveis as industrias do vosso amor, para fazer que as almas vos amem! Ó Verbo eterno, não bastou á vossa ardente caridade o fazer-vos homem, e morrer por nós, senão que para satisfação do vosso amor, quizesse tambem ficar nesse Sacramento, para nos servirdes de companhia, de alimento, e penhor da eterna gloria? Vós appareceis entre nós, já em figura de menino dentro de uma humilde lapa; já de pobre tomando a figura de servo; umas vezes como réo, crucificado em uma Cruz; outras sobre os nossos altares, debaixo das especies de pão. Dizei-me, Senhor, que mais podeis inventar para vos fazer amar? Oh Bem infinito, e quando começarei eu devéras a corresponder ás finezas do vosso amor! Ah, Senhor! Eu não quero viver senão para vos amar. E de que me serve a vida, senão a emprego toda em amar o meu Redemptor, que empregou toda a sua vida em beneficio meu? E que objecto devo eu amar, senão a vós, meu Senhor, que sois tão bello, tão amavel, tão bom, tão digno de ser amado? Viva a minha alma só para amar-vos: abraze-se de amor, quando se lembrar do vosso amor; e ao ouvir nomear Presepio, Cruz Sacramento, accenda-se em desejos de executar grandes cousas a vosso respeito. Ó Jesus meu, que grandes cousas tendes feito, e padecido por amor de mim.
Minha vontade, etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A Communhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Vós, ó Maria, sois aquella unica Mulher, na qual o Salvador achou o seu descanço, e a quem sem reserva entregou todos os seus thesouros. Por esta razão todo o mundo, ó minha Grão Senhora, honra o vosso casto seio como Templo de Deus, no qual se deo principio á salvação do mundo, e se fez a reconciliação entre Deus, e o homem. Vós sois aquelle Horto fechado, ó grande Mãe de Deus, no qual nunca jámais entrou a mão terrena para manchar a flor da vossa pureza. Vós sois aquelle bello jardim, em que Deus, poz todas as flores, que ornão a Santa Igreja e entre ellas a viola da vossa humildade, o lirio da vossa pureza, e a roza da vossa caridade. A quem vos comparamos, ó Mãe da graça, e da belleza? Vós sois o Paraizo de Deus: de vós sahio a fonte de aguas vivas, que fertiliza toda a terra. Oh! quantos beneficios tendes feito ao mundo, merecendo ser quelle saudavel aqueducto por onde se nos communicão todos os bens, e todas as graças.
Virgem Soberana, etc. (
Como a pag. 22.
)[
3
]
Este nosso amoroso Pastor, que deo a vida por nós suas ovelhas, não quiz separar-se de nós na sua morte. Aqui estou (diz) ovelhas minhas; aqui estou sempre comvosco: eu por vós me deixei ficar na terra neste Sacramento: aqui me achareis sempre que quizerdes, para vos ajudar e consolar com a minha presença; não vos deixarei, em quanto vós estiverdes sobre a terra. Desejava o Esposo (diz São Pedro de Alcantara) deixar á sua Esposa n'esta tão longa ausencia alguma companhia, para que não ficasse só; e por isso instituio este Sacramento, no qual ficasse elle mesmo, que era a melhor companhia, que lhe podia deixar.
Ah, meu Senhor, e meu Salvador amabilissimo! Eu venho agora a visitar-vos neste altar; mas vós me pagais esta visita em outro amor infinitamente maior, quando vindes á minha alma na santa Communhão; então não só vos fazeis presente a mim, mas tambem minha comida: todo vos unis, e entregais a mim, para que eu possa dizer-vos com verdade: Agora, meu Jesus, sois todo meu. Pois, Senhor, já que vós vos entregais todo a mim, é razão que eu tambem a vós me entregue todo. Ó Deus de amor, ó amor da minha alma; e quando será que eu na realidade me veja todo vosso, não só nas palavras senão tambem nas obras? Vós o podeis fazer: augmentai, Senhor, em mim a confiança, e a esperança pelos merecimentos do vosso Sangue, até que eu alcance a graça de me vêr todo vosso antes de morrer. Vós ouvís, Senhor, as súpplicas de todos: ouvi tambem agora os rogos de uma alma, que vos quer amar devéras: sim, eu desejo amar-vos com todas as minhas forças, e a vós quero obedecer em tudo aquillo, que vós me mandardes, sem interesse, sem consolação, sem premio: quero-vos servir só por amor, só por vos dar gosto, só por agradar ao vosso amantissimo coração, a quem eu devo as mais excessivas finezas: o meu premio, Senhor, será amar-vos. Ó Filho dilecto do Eterno Pae, acceitai a minha liberdade, a minha vontade, todas as minhas cousas, a mim todo, e dai-vos a mim: eu vos amo, e a vós busco, por vós suspiro, só a vós quero, só a vós quero.
Minha vontade, etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A Communhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Ó Rainha dos Céos, de vós se falla, quando se diz:
Quem é esta, que apparece como a Aurora, que vem subindo, formosa como a Lua, escolhida como o Sol
? Vós viestes ao mundo, ó Maria, como resplandecente Aurora, prevenindo com a luz da vossa santidade a vinda do Sol de Justiça: o dia, em que vós apparecestes no mundo bem póde chamar-se dia de Salvação, dia de graça. Sois bella como a Lua; porque assim como não ha Planeta mais semelhante ao Sol, assim tambem não ha creatura mais semelhante a Deus, que vós: a Lua alumia a noite com a luz, que do Sol recebe; e vós alumiais as nossas trévas com as luzes da vossa virtude: vós porém sois mais bella que a Lua, porque em vós não se acha mancha, nem sombra. Vós sois escolhida como o Sol, isto é, imitadora daquelle Sol Divino, que creou o sol, que vemos: elle foi escolhido entre todos os homens, e vós escolhida entre todas as mulheres.
Virgem soberana, etc. (
como a pag. 22.
)[
3
]
A qualquer alma, que visita a Jesus no Santissimo Sacramento, diz ella as palavras, que disse a Sagrada Esposa:
Levanta-te, dá-te pressa, ó minha querida e minha formosa, e vem
. (
Cant. 2.
) Alma que me visitas:
Levanta-te
das tuas miserias, eu estou aqui para enriquecer de graças.
Apressa-te
, chega-te a mim, não temas a minha Magestade, porque ella está humilhada neste Sacramento, para tirar-te o temor, e dar-te toda a confiança,
Amiga Minha
, não és já minha inimiga, mas sim amiga: e pois tu me amas, eu te amo
Formosa Minha
, a minha graça te tem feito bella,
Vinde cá
, abraça-te comigo, pede-me o que quizeres com grande confiança.
Dizia Santa Thereza, que este grande Rei da Gloria se tinha revestido das especies de pão no Sacramento, occultando a sua Magestade, para nos animar a chegarmos com mais confiança ao seu Divino coração.
Cheguemo-nos pois a Jesus com grande confiança, e grande affecto unamo-nos com elle, e peçamo-lhes muitas graças.
Qual deve ser agora a minha consolação, ó Verbo Eterno feito homem, e sacramentado por amor de mim, sabendo que estou diante de vós, que sois o meu Deus, que sois uma Magestade, e bondade infinita, que tanto amor tendes á minha alma? Almas, que amais a Deus, lá onde estais, ou seja no Céo, ou na terra, amai-o agora muito por mim Minha Mãe, e Senhora Maria Santissima, ajudai-me a amal-o. E vós, amantissimo Senhor, fazei-vos o objecto de todos os meus amores: tomai posse de toda a minha vontade: eu vos consagro todo o meu entendimento, para que não discorra mais que a respeito da vossa bondade: entrego-vos tambem o meu corpo, para que tambem elle me ajude a agradar-vos: offereço-vos a minha alma, para que seja toda vossa; quizera, ó meu amado Senhor, que todos os homens conhecessem o efficaz amor que lhes tendes, para que vivessem todos só para honrar-vos, e dar-vos gosto, como vós o desejais, e o mereceis. Viva eu, ao menos, sempre inflammado no amor da vossa belleza infinita: eu de hoje em diante quero fazer tudo quanto me for possivel por agradar-vos: proponho de não deixar de executar qualquer cousa, que eu entenda ser do vosso gosto, ainda que me custe uma grande pena o perder todas as minhas cousas, ainda que me custe o perder a propria vida: ditoso serei eu, se perder tudo, por possuir a vós, que sois meu Deus, meu Thesouro, meu Amor.
Minha vontade, etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A Communhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Oh doce, oh grande, oh sobre tudo amavel Maria! Não póde pronunciar-se o vosso nome, sem que o coração se sinta abrazado no vosso amor: nem pódem aquelles, que vos amão, cuidar em vós, sem que se sintão movidos efficazmente a amar-vos mais. Ó Santa Senhora, ajudai nossa fraqueza. E quem está mais proxima a fallar a nosso Senhor Jesu Christo, do que vós que gozais tão perto do seu trato suavissimo? Fallai, fallai ó Senhora, porque o vosso Filho vos ouve, e alcançareis para nós tudo quanto lhe pedirdes.
Virgem Soberena, etc. (
Como a pag. 22.
)[
3
]
O Veneravel Padre Alvares vio a Jesus, que estava no Sacramento com as mãos cheias de graças, buscando a quem as dar, Santa Catharina de Sena, quando se chegava ao SS. Sacramento, era com aquella pressa, e deligencia amorosa, com que se chega um menino ao peito de sua mãe.
Ó dilectissimo Unigenito do Eterno Pae, conheço que vós sois o objecto mais digno de ser amado: eu desejo amar-vos quanto vós mereceis: ao menos quanto uma alma póde amar vos. Bem sei que eu traidor, e tão rebelde ao vosso amor, não mereço amar-vos, não mereço estar visinho a vós, como agora estou nesta igreja; mas sei que vós mesmo pedís o meu amor. Ouço que vós me dizeis:
Filho meu, dá-me o teu coração; amarás a teu Deus, e Senhor, de todo o teu coração
. Eis-aqui porque vós me tendes conservado a vida, e não me tendes mandado para o Inferno, a fim de que eu haja de converter-me todo ao vosso amor. Pois, Senhor, já que vós quereis ser de mim amado, sim, aqui estou, Deus meu; a vós me rendo, a vós me entrego, ó Deus todo bondade, todo amor. Eu vos elejo por unico Rei, e Senhor do meu pobre coração: vós mo pedis, eu vol-o quero dar: é frio, é endurecido; mas se vós o acceitais, vós o mudareis. Mudai-me, meu Senhor, mudai-me; não quero viver mais ingrato, como tenho vivido, e tão pouco amante para com a vossa bondade infinita, que tanto me ama, e merece um infinito amor: fazei que de hoje em diante vos ame tanto, que de alguma sorte suppra a falta de amor, que até agora para comvosco tenho tido.
Minha vontade, etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A Communhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Adoro-vos ó Maria, vós sois, depois de Jesu Christo, a esperança dos Christãos; recebei a súpplica de um peccador, que affectuosamente vos ama, particularmente vos honra, e tem em vós, depois de Deus, toda a esperança da sua salvação; de vós recebo eu a vida depois de Deus. Por vossa intercessão espero eu ser restabelecido na graça do vosso Filho. Rogo-vos, que me ajudeis a livrar-me do peso dos meus peccados: destrui comigo as trévas do meu entendimento: arrancai com a minha cooperação os máos affectos do meu coração: reprimi comigo as tentações dos meus inimigos; e regei de tal sorte a minha vida, que eu possa vir a conseguir pelo meio da vossa protecção a eterna felicidade do Ceo.
Virgem Soberana, etc. (
Como a pag. 22.
)[
3
]
Ó loucos do mundo
, diz Santo Agostinho,
aonde ides para contentar o vosso coração? Vinde a Jesus, que sò elle póde dar aquelle contentamento, que buscais
. Alma minha, não sejas tu tambem agora do número destes loucos: busca só a Deus: busca um bem, no qual estão todos os bens, diz o mesmo Santo Agostinho, e se tu o queres achar depressa, alli está visinho a ti: dize-lhe o que queres, que elle para este fim está naquelle Sacrario, para le consolar, para te ouvir, e para te despachar. Dizia Santa Thereza, que ao Rei da terra nem todos podião fallar; e que algum o mais que podia conseguir, era váler-se para isso de terceira pessoa; mas para fallar comvosco, Rei da Gloria, não é preciso buscar terceira pessoa: vós sempre estais prompto nesse Sacramento para nos ouvir: o Rei da terra dá audiencia poucas vezes no anno; mas vós nesse Sacramento a todos dais audiencia de dia, e de noite, sempre que nós queremos.
Ó Sacramento de amor, que ou vos dais a nós na Santa Communhão, ou estais sempre sobre os nossos altares: attrahi com os amorosos attractivos do vosso amor todos aquelles corações, que namorados de vós, e pasmados da vossa infinita bondade, não tem outros desejos, nem cuidão mais que em vós: attrahi tambem, Senhor, meu miseravel coração, que deseja agora amar-vos, e viver só do vosso amor. Eu deposito de hoje em diante todos os meus affectos, a minha alma, e o meu corpo, tudo nas mãos da vossa infinita bondade: disponde, Senhor, de mim o que for do vosso agrado. Não quero mais, não, lamentar-me; ó Amor meu, das vossas santas disposições: sei que todas sahem do vosso amoroso coração para meu bem: o que vós quizerdes é o que eu quero em todo o tempo, e por toda a eternidade: fazei o que vos agradar em mim, e de mim; eu me uno todo á vossa vontade, porque sei que ella é toda santa, toda boa, toda formosa, toda perfeita, toda amavel. Oh vontade do meu Deus, quanto me sois agradavel! Quero sempre viver, e morrer, unido, e abraçado comvosco. O vosso gosto é o meu gosto; os vossos desejos quero que sejão os meus desejos; Deus meu, Deus meu, ajudai-me; fazei que de hoje em diante eu viva só para vós, só para amar a vossa infinita bondade. Morra eu por vosso amor, já que vós morrestes por mim. Eu detesto aquelles dias nos quaes fiz a minha vontade contra o vosso gosto. Eu vos amo ó vontade Divina quanto amo a Deus, porque vós sois o mesmo Deus; amo-vos com todo o meu coração, e a vós me entrego todo.
Minha vontade, etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A
Communhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Adoro-vos, ó Cheia de graça; o Senhor é comvosco. Adoro-vos, ó instrumento da nossa Alegria, pelo qual em vosso Filho a sentença da nossa condemnação se revogou, e mudou em um juizo de benção. Adoro-vos, ó Templo da Gloria de Deus, Casa Sagrada do Rei do Ceo. Vós sois em Jesu Christo a reconciliação de Deus com os homens. Adoro-vos, ó Mãe da nossa alegria; na verdade vós sois bemdita, porque só vós entre todas as mulheres fostes digna de ser Mãe do vosso Creador; todas as Nações vos chamão bemaventurada. Ó Maria, se eu ponho a minha confiança em vós, alcançai-me os meios da minha salvação. Se eu estiver debaixo da vossa protecção nada temerei, porque o ser vosso devoto verdadeiro é ter um impenetravel escudo contra os assaltos dos meus inimigos.
Virgem Soberana, etc.
(
Como a pag 22.
)[
3
]
Procuremos não nos apartar
, diz Santa Thereza,
nem perder de vista ao nosso amado Pastor Jesus; que assim como aquellas ovelhas, que estão mais visinhas ao seu Pastor, são sempre as mais bem reguladas, e as mais amadas, assim nós recebemos tambem grandes favores, sempre que nos avisinhamos a Jesus no SS. Sacramento
. Ah meu Redemptor Sacramentado! Aqui estou visinho a vós: não quero outro regalo mais que o fervor, e perseverança no vosso amor.
Eu te louvo, e te dou graças, ó Santa Fé: tu me fazes saber, e me affirmas, que no Divino Sacramento do altar, naquelle Pão Celestial não ha pão, mas está alli todo meu Senhor Jesu Christo, e está por meu amor. Senhor meu, e todo meu, eu vos creio presente no SS. Sacramento; e bem que desconhecido aos olhos da carne, eu vos reconheço com a Luz da Santa Fé, na Hostia consagrada, por Monarcha do Ceo, e da terra, e por Salvador do mundo. Ah, meu dulcissimo Jesus! assim como vós sois a minha esperança, a minha salvação, a minha fortaleza, a minha consolação, assim quero que sejais tambem agora todo o meu amor, e o unico objecto de todos os meus pensamentos, dos meus desejos, e de todos os meus affectos. Eu me alegro ainda mais daquella summa felicidade, que gosais e gosareis eternamente, que de todo o bem que eu posso ter, assim neste, como no outro mundo. O meu maior contentamento, ó meu amado Redemptor, é saber que a vossa felicidade é infinita. Reinai, Senhor, reinai sobre a minha alma, eu vol-a entrego toda; possui-a vós para sempre. A minha vontade, os meus sentidos, as minhas potencias são todas servas do vosso amor, e não quero que neste mundo se empreguem mais que em dar-vos gosto, e gloria. Esta foi a vossa vida na terra, ó primeira amante e Mãe de Jesus, Maria Santissima; ajudai-me vós, para que de hoje em diante viva só para o meu Deus.
Minha vontade, etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A Communhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Ó Mãe de Misericordia aplacai o vosso Filho: sim, a vós, que estais no mais alto dos Ceos, todo o mundo considera como Propiciatorio commum de todas as gentes. Nós vos rogamos ó Virgem Santa, que nos concedais o soccorro das vossas súpplicas diante de Deus; súpplicas que são mais estimaveis, e mais preciosas, que todos os thesouros da terra: supplicas que obrigão a Deus a perdoar-nos os nossos peccados, e nos alcanção uma grande abundancia de graças; súpplicas que afugentão os nossos inimigos, confundem os seus designios, e triunfão dos seus ardís, e esforços.
Virgem Soberana, etc. (
Como a pag. 22.
)[
3
]
Quem ama a Jesus, está com Jesus, e Jesus está com elle S. Filippe Neri commungando por Viatico, logo que vio entrar o SS. Sacramento exclamou:
Eis aqui o meu Amor, eis-aqui o meu Amor
. Diga pois qualquer de nós na presença de Jesus Sacramentado: Eis-alli o meu amor: eis-alli o objecto de todos os meus pensamentos, e de todos os meus cuidados.
Ah, meu Senhor, e meu Deus! Vós dissestes no vosso Evangelho, que quem vos amar, será amado de vós, e vireis habitar nelle; pois eu vos amo mais que todos os bens: amai-me vós Senhor, agora, porque eu estimo mais ser amado por vós, que de todos os Reis do mundo: vinde, Senhor, e estabelecei a vossa habitação na pobre casa da minha alma, de tal sorte que vos não separeis nunca de mim, ou para melhor dizer, que eu me não separe nunca de vós. Vós Senhor, não vos ausentais da vossa creatura, se ella vos não lança fóra pelo peccado: eu como tantas vezes vos tenho lançado fóra da minha alma no tempo passado, temo, que me succeda esta desgraça para o futuro. Ah! não permittais que succeda no mundo esta enorme maldade, e esta horrenda ingratidão, que eu, favorecido tão especialmente de vós, depois de receber tantos favores, venha outra vez a lançar-vos fóra da minha alma. Mas póde succeder; e por isso, meu Senhor, desejo antes a morte, se he do vosso agrado, para que morrendo unido comvosco, comvosco unido haja de viver eternamente. Sim, meu Jesus, assim o espero: eu vos abraço, e me quero unir ao vosso Santissimo coração: fazei que eu sempre vos ame, e sempre seja amado de vós. Ah, meu amabilissimo Redemptor! eu sempre vos amarei, vós sempre me amareis; espero que sempre nos amaremos, ó Deus da minha alma, por toda a eternidade.
Minha vontade,etc. (
Como a pag. 19.
)[
2
]
A Comnunhão Espiritual
. (
que vai a pag. 11.
)[
1
]
Ó minha soberana Senhora, e Mãe do meu Senhor, eu me prostro, e me humilho na vossa presença: rogo-vos que me alcanceis o perdão dos meus peccados, e que eu seja purificado de todas as culpas, que tenho commetido em minha vida: supplico-vos a graça de me unir com hum puro affecto a Deus, e a vós; de servir ao vosso Filho como meu Deus; a vós como Mãe do meu Deus; ao vosso filho como meu Redemptor; a vós como meio da minha redempção; porque se elle pagou o preço do meu resgate, pagou-o com a carne que de vós recebeo.
Virgem Soberana,etc. (
como a pag. 22.
)[
3
]
Ahi terei postos os meus olhos, e o meu coração todos os dias
. (3.
Reg. 9.
) Ouve, ó alma, esta bella promessa, que te faz Jesus no Sacramento do altar, onde se deixou ficar comnosco de dia e de noite. Ah, meu Senhor,! Não bastava que ficasseis nesse Sacramento só de dia, em que podieis ter adoradores da vossa presença, que vos fizessem companhia, mas também quizestes ficar de noite, em que os homens fechão as Igrejas, e se retirão a suas casas, deixando-vos só? Já vos entendo; o amor, que nos tinheis, não consentio que nos deixasseis um só instante. Ah, meu amabilissimo Salvador! Só esta fineza do vosso amor
deveria obrigar a todos os homens a assistir-vos sempre nos sagrados Templos, ate os constrangerem a retirar-se; e ausentando-se, devião todos deixar ahi os seus corações, e os seus affectos; aquelles affectos tão justamente merecidos de hum Deus humanado que fica fechado no Tabernaculo, sempre prompto para vêr, e remediar as nossas necessidades, esperando, para assim o dizer, que as almas suas amantes o vão visitar.
Sim, meu Jesus, eu vos quero contentar, eu vos consagro toda a minha vontade, e todos os meus affectos. Ó Magestade infinita de hum Deus, vós vos deixastes ficar nesse Divino Sacramento, não só para estardes presente a nós, mas principalmente para vos communicardes ás almas vossas escolhidas. Porém, Senhor quem se atreverá a avisinhar-se á vossa Meza, e alimentar-se da vossa carne? Mas quem pelo contrario poderá separar-se de vós! Vós a este fim vos escondeis debaixo das especies sacramentaes, para entrardes dentro de nós, e para possuirdes os nossos corações: vós desejaes que nós vos recebamos, e gostais de estardes unido comnosco. Vinde pois, meu Jesus, vinde: eu desejo receber-vos dentro de mim, para que sejais o Deus do meu coração, e da minha vontade. Quanto é da minha parte, meu amado Redemptor, cedão ao vosso amor satisfações, contentamentos, vontade, propria, tudo, tudo vos ceda. Ó amor, ó Deus de amor, reinai, triumfai de mim todo; destruí, e sacrificai em mim tudo aquillo, que é meu, e não é vosso: não permittais, amor meu, que a minha alma, cheia da magestade de hum Deus, depois de vos ter recebido na Sagrada Communhão, haja de prender-se ás creaturas. Amo-vos, Deus meu, amo-vos, e sempre vos quero amar.